Bem-vindo ao site da Escola Qualifica, hoje é 25 de Novembro de 2017
Você está em: A Escola > Nossa História

Nossa História

As Escolas Qualifica nasceram da experiência de mais de 30 anos dedicados à educação de seus fundadores: professores Rosalino e Lori Polita. A primeira unidade iniciou suas atividades em 2004, no município de Ijuí, com 12 estudantes se profissionalizando em Massagem. Três anos depois é inaugurada a primeira filial, em Guaporé, e em 2009 é aberta a Unidade-Garibaldi. As áreas de cursos são ampliadas anualmente, bem como o quadro de professores e o número de localidades abrangidas.

Confira um pouco da história da Qualifica:

- 2004: Fundação da Qualifica-Cursos Profissionalizantes de Ijuí, com 12 estudantes no curso de Massagem;

- 2005: Qualifica dá início à formação de turmas fora de Ijuí, sendo o município de Frederico Westphalen o primeiro a receber os cursos da escola;

- 2006: Criação da primeira logomarca e do primeiro site, instituição das solenidades de formatura e dos Estágios Solidários. Durante este ano a escola participou do Programa Redes de Cooperação da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais do Governo do Rio Grande do Sul;

- 2007: Implantação do programa “Qualifica-Recicla”. Também em 2007 a Qualifica passa a ser uma escola juridicamente constituída. É criada a primeira filial, no município de Guaporé, e implantada a modalidade EaD;

- 2008: Qualifica realiza sua primeira Feira de Profissionais, ganha um novo site e organiza seus primeiros eventos de atualização profissional (como o Workshop Estética 2008). Também neste ano são aprovados novos cursos, abrindo espaço para formação profissionalizante nas áreas da Moda (Modelagem de Lingerie) e Turismo (Turismo Regional).

- 2009: Em abril é inaugurada a escola de Garibaldi que, logo no início de suas atividades, participa de eventos importantes, como o “100 Ideias”, em parceria com a APEME, e a Ronda da Cidadania, ocorrida em junho. A Escola de Guaporé promove sua II Feira de Profissionais, que ocupou dois andares da Casa da Cultura e atendeu 200 pessoas. Também houve a participação no Portal das Escolhas, proposto pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, palestrando a 1400 jovens. Uma parceria com o poder público municipal resulta, entre os meses de outubro e dezembro, em um curso profissionalizante de Manicure e Pedicure gratuito aos guaporenses. Novos docentes foram selecionados e acontece a aprovação das áreas da Indústria e Infraestrutura, além de expansão de cursos em setores já trabalhados (como dos cursos de Estilismo, Modelagem de Linha Fitness, Gestão Empresarial e Assistente Administrativo). Também em 2009 a empresa passa a se chamar Escola Qualifica e ganha sua atual logomarca. No final do ano as três unidades atingem a marca de mais de 700 profissionais formados, com alcance em 72 municípios.

- 2010: Neste ano a Escola Qualifica realizou cursos e desenvolveu atividades com várias instituições. O ano iniciou com uma parceria entre escola e Câmara de Indústria e Comércio de Guaporé para a realização dos cursos profissionalizantes de Assistente Administrativo e Gestão Financeira.
Durante este ano também foram desenvolvidos trabalhos com a Associação da Joia e da Lingerie-Ajoli, de Guaporé, no que diz respeito a dois projetos: a formação da primeira Turma de Turismo Regional, com o início dos procedimentos para a criação do Conselho Gestor de Turismo; e em conjunto com a Secretaria de Turismo, a concessão de selos de qualidade para estabelecimentos que possuem profissionais formados em vendas e atendimento ao cliente, por meio do curso “Formação de Vendedores”. A escola de Guaporé deu início às aulas da primeira turma de Estilismo, curso desenvolvido em parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio, além de apoiar atividades propostas pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, como o “Só para mulheres II”.
Durante o mês de agosto foi implantado o projeto “O trabalho vai à escola: como você está se preparando para o trabalho?". Promovido por um grupo de empresários de Guaporé, do qual a Escola Qualifica participou, envolveu ciclos de palestras a jovens estudantes da escola Bandeirantes.
Em Garibaldi, a Secretaria de Educação e Cultura foi parceira na realização das oficinas do Centro Social e Cultural São José, proporcionando cursos nas áreas de Acompanhamento Escolar, Artes Plásticas, Dança, Atividades Esportivas, Informática, Música, Teatro, Inglês e Italiano. A mesma secretaria promoveu atividades destinadas às mulheres, durante o mês de março, das quais a escola foi apoiadora, levando alunas de cursos da área da Estética para demonstrarem seus trabalhos. A Unidade-Garibaldi também participou de mais uma edição da Ronda da Cidadania.

- 2011: O ano começou movimentado: já no início de janeiro, a I Turma de Estilismo da Escola Qualifica esteve em intensas atividades de conclusão de curso. Autoridades e empresários prestigiaram a apresentação de trabalhos de estilismo no auditório da Casa da Cultura, além de visitarem a mostra de looks comerciais e conceituais organizada pelos estudantes.
Em março a atenção se voltou para a Unidade Garibaldi, onde aconteceu a VI Feira de Profissionais.
No mês de outubro, alunos e ex-alunos de Jardinagem e Paisagismo se reuniram para o I Encontro Técnico, que teve enfoque na propagação vegetativa e sexuada das bromélias.
O Jantar da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Garibaldi, em parceria com a Escola Qualifica, aconteceu durante o mês de agosto e angariou recursos para a ação beneficente: 120 pessoas prestigiaram o evento.
Em Guaporé, a escola é convidada para, novamente, a palestrar aos estudantes do Bandeirante. Denominado Workshop “O futuro é de quem se Qualifica”, o ciclo de palestras levou ao público informações sobre o mercado de trabalho, necessidades de profissionalização, oportunidades de construção de carreira e profissões em ascensão.
Em outubro, a sétima edição da Feira de Profissionais possibilita cerca de 200 atendimentos à comunidade guaporense.
Sob a supervisão da Professora Celísia Bohn, em novembro, estudantes do curso de Formação de Vendedores tiveram a oportunidade de colocar em prática aspectos técnicos relacionados à venda durante a II Feira de Empreendedorismo.
Para atender exigências legais, os cursos das áreas de estética das Escolas Qualifica passaram por atualizações curriculares, incluindo novas demandas propostas pela Secretaria de Saúde do Estado para os profissionais sujeitos às Vigilâncias Sanitárias
O ano se encerra com a aprovação de novos cursos: Assistente em Marketing, Assistente de Departamento Comercial, Técnico em Qualidade e Designer Técnico de Móveis.

- 2012: Uma marca para a história da escola: a criação do Laboratório de Nutrição/Gastronomia na Unidade-Garibaldi, com a aprovação do curso de Gastronomia Profissional e início da primeira turma. Também neste ano a primeira turma de Designer Técnico de Móveis iniciou sua qualificação, assim como a primeira turma de Assistente de Departamento Comercial. A Escola de Garibaldi também inaugurou o evento “Vitrine Empresarial”, promovido pela Câmara de Indústria e Comércio. Em Guaporé, o Prefeito Antônio Carlos Spiller e o Secretário de Turismo, Sr. Márcio Carpenedo, fizeram a entrega dos Selos de Qualidade aos egressos do curso de Formação de Vendedores.

- 2013: Em março deste ano, dois eventos aconteceram em parceria com a Prefeitura de Guaporé, por meio de sua Secretaria de Assistência Social e Habitação: o início da profissionalização de uma turma de Cuidadores de Idosos e a comemoração da formatura de uma turma de Manicure e Pedicure. Outras formaturas marcantes aconteceram nos cursos de Design de Móveis, Departamento Comercial e Cabeleireiro, em Garibaldi e Guaporé. Na área da Gastronomia, a aprovação do curso de Chef Padeiro e Confeiteiro com início da profissionalização da primeira turma. Em setembro, a Escola foi convidada a participar da Feira de Profissões do Instituto Estadual de Educação Irmã Teofânia, a convite dos estudantes do ensino médio, esclarecendo sobre os cursos profissionalizantes.
Centro de Ensino Tecnológico em Produção Alimentícia,
Produção de Design, Gestão, Negócios e Saúde
Rua João Goulart, 20 - Centro
Garibaldi - RS - Cep: 95720.000
Fones: (54) 3462.1401
            (54) 9 9965.1401
Horários de atendimento: Segundas-Quintas: 13:30 - 22:00     |     Sextas: 13:30 - 19:00     |    Sábados: 09:00 - 12:00                    ÁREA RESTRITA     |     WEBMAIL
Escola Qualifica - Todos os direitos reservados - Copyright 2013